quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Culinária Espanhola #experienciagourmet


Mercado La Boqueria

 (La Rambla, em Barcelona)

É impressionante a variedade de ingredientes que se encontra no Mercado Público de Barcelona.
O aroma, as cores, as misturas... hummmm são experiências encatadoras não só para um Chef levar à sua cozinha, mas para qualquer pessoa que goste de gastronomia! É muito fácil perder a noção do tempo ao desfrutar este local.

#ficadica  Melhor hora do dia para visitar La Boqueria é pela manhã, quando lojistas estão decorando suas barracas com suas iguarias.


Já na entrada principal podemos nos deparar com uma vista de dar água na boca!
Sim...lindas, frescas e deliciosas saladas de frutas.
Melão, maracujá, melancia, e carambola, são apenas algumas das vibrantes cores expostas nas barracas. Neste momento é tentar adiar o seu apetite ou ir com tudo nas oitocentas barracas de comida que esperam por você.


Se você quer o básico de uma culinária espanhola, não poderá faltar à sua lista os seguintes itens:


Botifarra é um tipo de salsicha catalã e um dos pratos mais típicos da Catalunia.

Pimentão, pepers ou pimentos são usados para muitos pratos da culinária espanhola, como o próprio pimentão recheado. Também ,se usa para recheio de peixes e nas tradicionais paellas.


Outra especiaria da culinária espanhola é a Paprika. Os espanhóis secam o pimentão e moem em um mortar e a usam como tempero. A Paprika espanhola pode ser de várias formas: doce, usada na maioria dos pratos,  sabor frutado, picante mais comum para peixes e ou suínos e a paprika defumada usada em assados.

Jamon Pata Negra - presunto cru que geralmente é servido em sanduíches (bocadillos) ou em tiras para comer como aperitivo. Para preparar o famos Jamon Espanhol, você precisará limpar o presunto fresco e cobrí-lo com sal grosso, por duas semanas, para secar o excesso de gordura e assim preservá-lo da decomposição. Após as duas semanas, o sal é retirado e o presunto é pendurado por mais seis meses até ficar seco.

Açafrão é uma especiaria derivada da flor chamada Crocus Sativus (origem grega). Esta é talvez, uma das especiarias mais caras do mundo e é indispensável nas paellas espanholas.
A flor de formato de uma cruz e de cor alaranjada, tem um aroma e sabor particularmente diferenciado e forte.
Você pode hidratá-la em líquidos com água, caldos, azeites, chás ou até mesmo vinho.

Batatas também se somam aos mais importantes ingredientes da culinária espanhola. É essencial lembrar dela quando se fala em sopas, caldos, cassarolas e principalmente as "tortillas"!

                                                                        Barcelona por 
                                                                  Chef Betina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário